Antes de abrir aqui uma série de artigos para falar de worldbuilding, vejamos algumas dicas para melhorar a ambientação da sua história.
É difícil encontrar o equilíbrio entre o seu desenvolvimento de personagens e trama, que são para mim, os elementos chave da criação de uma boa história. Mas não devemos deixar a ambientação de lado. E há oportunidades para desenvolvê-la a todo o momento, sem cansar o leitor e, por favor, sem infodumps (ato de despejar informação desnecessária no leitor).
O ambiente em sua mente
Uma coisa a fazer é conhecer melhor, em sua mente, a ambientação. Escrever textos separados do seu livro para ter referência e, no momento certo, encaixá-los em sua narrativa. Se possível possível desenhe – fazer croquis ou rascunhos também ajuda muito.
É comum que as histórias tenham cenas se passando em diferentes lugares (locações). Então, vale uma reflexão mental/exploração do escritor sobre cada lugar. A imaginação é sua melhor amiga, mas também, é possível pesquisar em filmes, fotos e lugares reais. Imagine! Pesquise! Faça um cartão, ou uma anotação descrevendo cada uma das locações que vão compor seu livro. Pode ser uma pasta no seu computador ou mesmo um painel de referências em uma ferramenta como o Pinterest. Coloque fotos, desenhos, links, etc.
Dez perguntas para ampliar seu conhecimento sobre a sua ambientação.
1. Existe alguma cor predominante em seus ambientes?
2. Existem figurantes nas suas cenas? Qual a aparência deles?
3. Que odores existem em cada locação? São cheiros agradáveis, terríveis, familiares?
4. O que podemos ouvir nas locações?
5. Você conseguiu transmitir com segurança para o leitor, uma ideia de onde cada cena acontece?
6. Há construções e objetos em suas locações? Como são?
7. O que há na sua locação que são criações naturais?
8. Que objetos especificamente você vai adicionar à cada cena? Eles são relevantes? Por quê? Existe algo perigoso ou útil por perto? O que?
9. O que há para sentir na locação? Calor, frio, vento, chão macio, paredes ásperas ou cortantes, etc?
10. O que há de feio, sujo ou nojento ou imperfeito na locação? E o contrário?
Nos próximos artigos, teremos uma série com nove partes sobre Worldbuilding. Próximo: Worldbuilding parte I – Os pequenos detalhes
Entre meus livros, um dos quais trabalhei a ambientação mantendo-me muito consciente para não cometer excessos foi O Velho e a Devoradora de Almas.
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