Continuando com dicas para a revisão, aqui vão mais algumas… Vale ressaltar que são recomendações e não regras obrigatórias. Reflita antes de aplicar.
Existe ação no início da sua história?
Acontece alguma coisa ao final do primeiro parágrafo de seu livro? Não? É muito interessante que seu livro já comece com alguma ação, algo concreto, de preferência algo que mostre conflito, ou que seja ponte para construção e revelação de um conflito. Começos assim tem mais chance de fisgar o leitor.
Coerência
Faça uma análise de coerência de seu livro. Os detalhes físicos, mentais e emocionais estão consistentes ao longo da história? Pode não ser fácil identificar, mas é realmente necessário tentar enxergar o livro com outro olhos, analisar, tomar notas e tentar identificar questões incoerentes.
Revisão cena a cena
Reavalie todas as cenas. Elas são claras? Não deixam o leitor em dúvida? São completas? Seguem os cinco pontos que vimos no artigo “Elementos de uma cena”? Ação, diálogo, detalhes específicos, ponto de vista interno (reagir, refletir e revelar). Estou conseguindo mostrar ao invés de contar?
Ação é importante! Está presente o suficiente?
A cada começo de capítulo e cada nova cena, começa com ações? Há algo realmente acontecendo? Isso é importante para manter o ritmo de leitura da obra. Muitas vezes, o leitor para o livro ao final de um capítulo. Não sabemos quando, depende do tempo dele, depende do quanto você conseguiu construir ganchos no capítulo anterior. Mas independente disto, sempre que ele voltar a ler, temos que tentar fisgá-lo novamente. Um bom caminho é através de ação. Não falo de cenas de ação como lutas ou perseguição. Lembre-se: alguma coisa precisa acontecer na história para manter o interesse do leitor.
Elimine a voz passiva
Estou escrevendo na voz ativa? Procure seu texto por trechos e voz passiva e transforme tudo para voz ativa. Por exemplo: Os cães eram ensaboados por Geraldo. Mude para: Geraldo ensaboou os cães.
Veja também: nossa lista completa de dicas e episódios de podcast.
Deixe um comentário