Book photo created by pressfoto – www.freepik.com

Finalmente, a quarta e última parte dessas dicas… Se está chegando aqui agora, seria legal voltar à parte 1.

Relevância de cada frase

Cada sentença do meu livro faz aprofundar o entendimento sobre seus personagens ou sobre a trama? Cada frase de seu livro tem que fazer isso. Qualquer frase que falhe neste teste, deve ser cortada.

Meta: reduzir o manuscrito em 10%

Seu segundo manuscrito ficou ao menos 10% mais curto que meu primeiro? É bom ter como meta mínima diminuir 10% do tamanho do seu manuscrito. 

Está realmente bom? Consigo descartar parte, ou tudo?

Você está disposto(a) a descartar páginas inteiras ou até, manuscritos inteiros, que não estejam funcionando? Estar trabalhando e reescrevendo a obra há um ano, cinco anos, quinze anos não necessariamente a torna boa. Se você revisa e muda seu livro, ano após ano, e ele não está melhorando, é hora de jogar essas páginas fora e ir escrever outra coisa.

Arremate

Vamos fazer uma revisão das dicas:

  • A primeira coisa e a mais fácil é começar por uma revisão ortográfica e gramatical e lembrar de remover advérbios e voz passiva.
  • Ajustar suas cenas para mostrá-las ao leitor, e não contá-las.
  • Rever a primeira cena: você ja começa com ação?
  • Cortar elementos e cenas óbvias.
  • Fazer a revisão cena a cena, de acordo com os elementos de uma cena. Ação, diálogo, detalhes  específicos, ponto de vista interno (reagir, refletir e revelar).
  • Ao reavaliar cada cena, resgate o significado que queria transmitir e deixe mais claro para o leitor, se necessário.
  • Revisar a motivação e consistência das ações dos personagens. Agem de forma realista? Tem desejos e falhas?
  • Analise a coerência dos elementos ao longo da história.
  • Certificar-se de que sua história tem ações acontecendo o tempo todo.
  • A ambientação contribui para o seu leitor entender sua história?
  • Suas transições entre cenas e capítulos estão claras?
  • Tente desenhar um esquema da estrutura da sua história. Você definiu claramente o início, motivação da história, escalada de ação, clímax e desfecho?
  • Conseguiu expor com clareza para o leitor quais o que está em jogo na sua história? Que riscos são assumidos pelos personagens?
  • Conseguiu reduzir ao menos em 10% seu manuscrito inicial?
  • Seu texto está bom o bastante? Conseguiu desistir de partes dele?

Agora sim! Está pronto para enviar seu livro para um leitor beta! Ah, mas ainda não acabou. No próximo artigo, leia algumas dicas para enviar seu livro a leitores beta.

Veja também:

Ajude a manter este site, resenhas e dicas conhecendo meu trabalho.

O velho Vedd, um soldado veterano de uma guerra ocorrida há mais de quarenta anos, atualmente vive uma vida pacata e solitária na capital do reino trabalhando como amolador de facas. Porém, uma tragédia está para acontecer e vai forçá-lo a partir numa jornada inesperada que poderá mudar não só a sua história como a de todo seu mundo.

De personalidade ácida, ele tenta entender o que está realmente acontecendo ao seu redor quando se vê diante de situações inusitadas.

É um livro de fantasia com um toque sombrio, diálogos bem humorados, magia, criaturas fantásticas e situações surpreendentes. Uma estória que foge dos padrões com protagonistas heróicos jovens e virtuosos, escolhidos profetizados, mocinhas em perigo, triângulos amorosos e finais felizes.

O romance de Carlos Rocha, é um prato cheio para quem gosta de antigas histórias de fantasia e aventura. A leitura da história é bastante fluída e a construção do roteiro é muito orgânica, o que dá estrutura para as duas coisas que o autor tem de melhor: um protagonista realista e carismático e uma ampla bagagem de leitura que surge aqui e ali como inspiração da obra.

DIEGO GUERRA – LEIA A RESENHA COMPLETA.