Adquiri essa edição do Gato Preto, no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, diretamente com o autor/artista, Daniel Werneck – também autor de Shogum dos Mortos. É uma leitura rápida e divertida e essa resenha inaugura uma série que vou fazer de obras independentes que comprei nessa edição do FIQ.

Gato Preto é uma HQ de humor progressivo que faz um intenso uso de metalinguagem e faz referência a personagens, estética e técnicas de quadrinhos antigos. Uma das referências mais fortes é em relação à revista/fanzine underground fictícia chamada Ovelha Negra que teria sido produzida a partir do início dos anos 1950 em Belo Horizonte. Daniel proporciona um retorno de alguns personagens/histórias que aparecem no livro dele e de Ricardo Tokumoto: Ovelha Negra – A Revista que o Brasil não leu – como Sir Roderick, O Pato Pateta, Colorado Kid, Urubu Rei, Crás, Bang & Boom, Trincheira 17, entre outros.

Gato Preto é composta por um conjunto de histórias curtas que se conectam ao longo da edição. Além de referências à estética dos quadrinhos antigos, há inúmeras referências à publicidade que era veiculada em tais edições e que são incorporadas ao contexto das histórias e que garantem boas risadas. Há também um aspecto de crítica social, que vem em alguns momentos de forma escrachada e em outros de maneira mais sutil.

Um tema que aparece na HQ é o do consumo das HQs e seu efeitos na sociedade. A tese da má influência que certos produtos culturais podem ter sobre as pessoas (que ainda ocorre nos dias de hoje, mas já foi mais forte em outras épocas) assim como a contrapartida da boa influência, que levaria a sociedade a um melhor patamar caso houvesse uma maior consumo e distribuição.

O tipo de humor aplicado na obra é bem do meu agrado. Posso dizer que me rendeu boas risadas e algumas gargalhadas. Algo de ocorrência bem rara na minha experiência como leitor de quadrinhos. Vale a pena conhecer esse trabalho. E se você ler essa resenha hoje (03/05/18) e está em BH, ainda dá tempo de dar uma passada do FIQ e adquirir a sua.

 

5 / 5 stars