Meu contato com o Jorge Luiz Calife chegou através de uma encomenda de ilustração para uma publicação comemorativa aos 35 anos de carreira do autor. Recebi um bom briefing para trabalhar na ilustração, mas ao mesmo tempo, senti grande curiosidade para conhecer as obras do autor.
Adiantando um pouco, gostei tanto de Trilhas do Tempo, todos os contos, contos, prefácio e posfácio, assim como o estilo de Calife, que já comprei mais livros para compor minha fila de leitura que sempre parece tender ao infinito.
Trabalhando dentro do campo da FC Hard, afeita a temas científico-tecnológicos, Calife mescla erotismo em suas narrativas trazendo como personages chave, na maioria delas, mulheres jovens e bonitas.
Sinopse:
Trilhas do Tempo é o segundo livro de contos de Calife – o primeiro publicado pela Devir, que com ele reúne pela primeira vez os contos impressos, naquelas revistas nos anos oitenta, com destaque para histórias que combinam com sensibilidade erotismo e ficção científica.
O livro traz ainda uma narrativa inédita – a novela “A Estrela e o Golfinho”–, que faz a ponte entre Angela entre dois Mundos e a Trilogia Padrões de Contato.
Também pela primeira vez, Trilhas do Tempo inclui uma cronologia detalhando os principais fatos e narrativas do Universo da Tríade.
Completando esta edição histórica da Devir, a introdução de Clinton Davisson, o atual presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica, faz um apanhado da carreira de Jorge Luiz Calife e relata como foi crescer em uma época em que Calife era o representante número 1 da ficção científica brasileira, com um impacto único da cultura popular do país.
O livro reúne 7 obras entre contos e noveletas.
O Primeiro Voo para as Estrelas
Esse conto engenhoso, trás a história dos tripulantes do primeiro voo espacial destinado a chegar em outro sistema solar. Envolvendo consequências relativísticas da viagem em alta velocidade, o que a tripulação encontra em seu destino é uma grande surpresa.
Trajetória de Fuga
Isabela Dumont é uma bela e jovem atriz envolvida como voluntária no Projeto Hidra, um projeto de estimulação neural experimental que poderá levá-la a condições inexperadas.
A Sereia do Espaço
Nicole Geliny, tripulante da nave Artemis IV faz uma incursão a Tritão, uma das luas de Netuno. Seu encontro com um simbionte alienígena a tranformaria em algo mais, algo a ser temido pelos terráqueos, mas também com revelações maravilhosas por fazer.
A Espada de Herschel
Nesta noveleta, conhecemos Alessandra Nevi, uma jovem de 18 anos que integra uma missão de exploração, rodeada de segregos, para averiguar uma anomalia detectada na superfície de Mimas, uma das luas de Saturno. Em pouco tempo conhecemos outros membros da tripulação da espaçonave Orion, onde se passa boa parte da trama.
A narrativa é muito instigante, e quanto mais perto do destino, mais segredos são desvendados… Tudo culmina com uma surpresa de incríveis proporções, com grandes implicações, não apenas para Alessandra, mas para a tripulação da Orion e toda a humanidade.
Um tipo de história engenhosa, que não apenas é fechada em si mesma, mas que tem ligações com outras obras do universo ficcional criado pelo autor no conjunto de romances e contos.
Viagem ao interior do Halley
O cometa Halley foi objeto de fascínio, mas depois de decpção em minha infância. Achei que o veria, mas não tive essa chance. Esse conto narra a história de um casal de astronautas do século XXIV que faz uma tentativa de salvar o cometa antes que o precesso de fragmentação do mesmo, chegasse a um estágio irreversível.
A Estrela e o Gofinho
Nessa noveleta, conhemos a protagonista de algumas das principais histórias de Jorge Calife, Angela Duncan. Uma cantora famosa do futuro, envolvida com questões cósmicas. Há também outros personagens nessa narrativa, como Michelle Darriex uma piloto de caças muito hábil, Mario Ramos, um jornalista e interesse amoroso de Angela e a prória mãe dela, Isabela Duncan.
Na narrativa, há grande preocupação na terra, pois uma variação no comportamento do sol passa ameaçar a Terra com o perigo de uma nova era glacial. Estranhos objetos de origem alienígena são vistos dando início a uma investigação e tentativa de contato.
Ao mesmo tempo, vemos vários cenários da Terra no futuro, alguns momentos pessoais importantes da vida pessoal de Angela, ao mesmo tempo que sonhos e estranhas impressões a atingem. Golfinhos e baleias, já mais compreendidos pela ciência humana do futuro, também entram nessa história abrindo espaço para encontrar uma explicação para os estranhos fenômenos que ocorrem.
Evitar spoilers é sempre um desafio, então, apenas complemento que é uma noveleta muito bem amarrada, que nos faz conhecer personagens muito interessantes, e carrega o leitor para uma visão de futuro bastante peculiar.
Cronologia do Universo da Tríade
Uma linha do templo explicativa que situa as principais histórias e obras do autor. Muito interessante e que tras ao leitor uma perspectiva de muitas obras interligadas dentro do universo ficcional criado pelo autor.
A Derradeira Paixão
Esse conto trata nos mostra Fábio e Camila, um casal que desperta da hibernação quando algo dá errado no plano de voo de sua espaçonave, a Hipácia. Novamente explorando conceitos do relativismo na física, esse conto mistura a ficção científica com erotismo de uma maneira bastante surpreendente.
Falando um pouco a respeito do conjunto dessas obras, nota-se um texto fluido, capacidade de mesclar situações ficcionais, com boas exposições de aspecto científico, alienígenas retratados de forma inesperada e dramas humanos, sempre com um toque erótico. Um tipo de mistura que ainda não tinha encontrado em minhas outras leituras de obras de FC.
Jorge Luís Calife é tradutor e escritor brasileiro que sugeriu a Arthur C. Clarke uma seqüência para 2001: Uma Odisséia no Espaço, inclusive fora creditado por Clarke em 2010: Uma Odisseia no Espaço 2.
Essa coletânea pode ser bem uma boa porta de entrada para o conhecimento de sua obra. Eu gostei muito e recomendo.
Infelizmente, no momento, o livro, Trilhas do Tempo está esgotado. Encontrei ainda disponível, a compilação omnibus de sua trilogia Padrões de Contato que saiu pela Devir. Ao que parece, restam apenas poucas unidades. Aproveite!
Fora isso, ficamos aguardando novas edições de seus livros… Quem saber não voltam a editá-lo em formato eletrônico?
Paulo
Também estou à procura do “ Trilhas do Tempo”. Já li “As Sereias do Espaço”, “Ângela entre Dois Mundos” e “Padrões de Contado” ( primeiro da trilogia). Encomendei a trilogia completa. Na verdade, estou à cata das histórias sobre a Angela Duncan, uma personagem sensacional. Também sou ilustrador e escrevo contos de ficção e fantasia.
Vou andar pelos sebos da cidade. Pela Internet não achei.
Carlos
Oi, Paulo!
Obrigado pelo seu comentário. Ah, sim. Angela Duncan é uma personagem muito interessante! Estou com a trilogia aqui na fila para ler, mas de um ano pra cá diminuí muito minhas leituras.
Depois me manda seus contos!
Um abraço,
Carlos