Há alguns anos, descobri uma modalidade de texto ficcional que passei a apreciar: a ficção relâmpago. Também conhecida como flash fiction, trata-se de histórias curtas, com tamanho aproximado de 300 a 1.000 palavras.

Ou seja, uma ficção bem curtinha.

Neste artigo, vamos explorar como essas histórias breves podem beneficiar os escritores, seja para praticar, divulgar ou expandir suas ideias.


O que é ficção relâmpago?

Escrevi meu primeiro conto curto há muitos anos, mas não sabia que ele se enquadrava nesse formato. Na época, minha ideia de classificação era simples: contos (textos pequenos) e romances (textos longos). Hoje, com o mercado literário mais segmentado e formas variadas de publicação e premiação, a ficção relâmpago é reconhecida como uma categoria distinta.

Por exemplo, no Brasil tivemos a newsletter Faísca, que publicou muitas histórias nesse formato — incluindo uma de minha autoria, Tetas de Ouro. Infelizmente, a Faísca não está mais em circulação. Já no exterior, revistas como Apex Magazine e Flash Fiction Magazine continuam a publicar regularmente textos curtos. [ATUALIZADO]: Descobrimos a Revista Cascártica que aceita ficções relâmpago e paga!

Para escritores iniciantes, essas publicações podem ser uma vitrine valiosa. Mas os benefícios da ficção relâmpago vão muito além disso. Como venho escrevendo nele há algum tempo, percebi algumas coisas que quero compartilhar com você. Confira a seguir oito motivos para apostar nesse formato:


1. Histórias curtas, impacto rápido

Uma boa ficção relâmpago deixa uma impressão duradoura em pouco tempo. Seu formato breve é perfeito para criar experiências intensas sem exigir grande compromisso de leitura.


2. Trabalhe com limitações

Esse gênero exige concisão. Com poucas palavras, é necessário escolher bem as ideias, personagens e conflitos. Essa restrição é um excelente exercício para refinar suas habilidades como escritor.


3. Pratique com rapidez

Em algumas horas é possível criar um esboço inicial e, com revisões, finalizar o texto em poucos dias. O formato é ideal para testar ideias e exercitar sua escrita sem a pressão de projetos longos.


4. Finalização mais acessível

Completar uma história curta gera a satisfação de ter algo concluído. Enquanto romances podem levar anos, uma ficção relâmpago pode ficar pronta em até poucos dias.


5. Elementos básicos bem trabalhados (exercitar foco)

Mesmo no formato compacto, é possível estruturar uma boa história: protagonista, conflito e antagonista. No entanto, é preciso ser direto, evitando elencos grandes, múltiplas locações ou subtramas complexas.


6. Geração de ideias para projetos maiores

A ficção relâmpago pode ser um trampolim criativo. Um projeto pessoal que iniciei, escrevendo uma história curta por dia, resultou na coletânea Tempestade de Ficção — 20 Ficções Relâmpago de Fantasia. Esse processo não apenas gerou 20 histórias, mas também 20 mundos distintos.

O legal é que essa série cresceu ao longo dos anos e já tem 4 volumes. E tudo isso veio de um método experimental que desenvolvi. Eu dei até um nome para isso: resolução de equação literária aleatória. (Vou falar mais sobre esse processo em outro artigo)


7. Oportunidades de publicação

Você pode submeter suas histórias para revistas como Revista Literatura Fantástica ou Taquion FC, participar de concursos ou criar sua própria publicação. Por exemplo, minha ficção relâmpago, Nunca desisto! pode ser lida da edição#1 da Táquion FC. Mas sempre confira as diretrizes antes de enviar seus textos.

Meu livro de contos mais popular, Contos Insólitos de Ficção (Quase) Científica, inclui contos de tamanhos variados e algumas ficções relâmpago.


8. Feedback facilitado

Por serem curtas, essas histórias são ideais para receber opiniões em plataformas como Wattpad ou Webnovel, ou mesmo de seus leitores beta. O compromisso do leitor é menor, o que aumenta as chances de feedback rápido.


Conclusão

Escrever ficção relâmpago é uma forma divertida e eficaz de desenvolver criatividade, concisão e habilidades narrativas. É também um formato prático para escritores em qualquer nível.

Espero que vocês tenham gostado deste artigo! Deixe suas perguntas nos comentários. No próximo texto, vou detalhar meu método de “resolução de equação literária aleatória“. Até lá!