Mais um ano se passou e vamos para mais um artigo de retrospectiva. (Veja as últimas: 2021 / 2022 / 2023).
Como em 2023, li muitos livros e HQs que não encontrei o tempo/energia para resenhar todos. E relação a eventos, foi um ano movimentado com a CDQCON em março e FIQ em maio.
Este ano foi um ano de estudos também. Fiz o curso HQ I com o Rapha Pinheiro e Diagramação e Edição com Ananda Valle, ambos da escola Inko de mídias criativas. Isso rendeu uma participação na publicação Inko 11 – Canteiro de Obra. Na imagem abaixo tem o link para ler a versão digital do livro. Minha história está na página 13: Gatuno.
Falando em publicações, comecei a publicar cedo esse ano, logo em janeiro. Meu conto, Nara-retalha, saiu na nona edição da Revista Literatura Fantástica.
Outros lançamentos
- Tempestade de Ficção 4 – Fantasia Mecanizada – Mais um livro da série que reúne ficções relâmpago construídas a partir de palavras sorteadas.
- A Tumba Grandiosa – Espadas & Horrores – A primeira publicação de uma nova série de histórias de espada e feitiçaria.
Artigos
- Plataforma Funktoon – Quadrinhos Nacionais.
- Como nasceram os dragões
- Deadpool – Dos Quadrinhos aos Cinemas
- O que é ficção relâmpago? E por que você deveria se importar com isso?
- Tecnofantasia: explore o Subgênero que Une Magia e Tecnologia
- O “novo” Selo Multiversos
Resenhas de livros
- Quando os humanos foram embora – Gerson Lodi-Ribeiro.
- We are legion (we are Bob) – Dennis E. Taylor.
- Germes Mortais – Gerson Lodi-Ribeiro
- Encarcerados – John Scalzi
- Os Últimos Dias de um Cafetão Robô em Júpiter – Gilson Luis da Cunha
- Decisão em Capella – Gerson Lodi-Ribeiro
Resenhas de quadrinhos
- Deby Dreamwalker Instagramável – Luíza Lemos e Marília Aguiar
- Série: Eventos Semiapocalipticos – Yoshi Itice
- Irskaal – Rodrigo Leme e Matheus Albano
Evolução dos trabalhos em 2024 e perspectivas para 2025.
Neste ano, continuei publicando semanalmente a HQ Masmorra do Infinito nas plataformas Funktoon ou Fliptru.
Depois de 24 anos, reescrevi Olhos Negros, meu primeiro romance. Vinha pensando nisso há muito tempo, acredito que a nova versão ficou muito mais interessante. Será lançada ano que vem. Também iniciei a reescrita de Maré Vermelha (sequência de Olhos Negros). Meu plano é reescrever todos os cinco livros da série incluindo Oráculo Esquecido, Herdeiros de Kamanesh e O Coração de Tleos.
Após uma leitura crítica, iniciei a quarta versão do manuscrito de O Bruxo e a Foice Sombria, a ser lançado em 2025.
Ah, já iniciei o Tempestade de Ficção 5, também para sair no final de 2025.
Nos quadrinhos, escrevi a primeira versão do roteiro para quadrinhos de O Velho e a Devoradora de Almas. E comecei a adaptação da HQ, Keel, the Demonslayer para o formato webcomic, em inglês.
O artista Fabrício Santos vai reabrir sua agenda de trabalho para os volumes 2 e 3 de Quill, o Exterminador de Demônios. O volume 2 já está na metade da produção e provavelmente, será lançado em 2025.
Para quem me acompanhou no ano passado, na parte pessoal e de saúde, esse ano, entrei pensando seriamente em fazer uma nova cirurgia na coluna. Cheguei a marcar. Mas fui abençoado por uma melhora, depois de uma última tentativa de tratamento numa clínica de terapia oriental. Associando tração, acupuntura, shiatsu e outras terapias, tive uma melhora significativa e desisti da operação. Não fiquei 100%, mas já consigo conviver melhor com a dor crônica. Aproveito para agradecer meu amigo Humberto, do podcast X-Wars, pela dica da clínica.
Enfim, se você me acompanhou até aqui, muito obrigado. Ficam meus votos de um ótimo ano de 2025, com muita saúde e realizações! E também, boas leituras e muita imaginação.
Deixe um comentário