Foto criada por bearfotos – www.freepik.com

Pensando em sua história, qual a importância dos fatos históricos ocorridos em seu mundo ficcional? A história do mundo tem fases distintas? Está indo para alguma direção? Existe um arco de história para seu próprio mundo, com alguma mudança positiva ou negativa?

Não tem como fugir, se você entrou nessa encrenca de criar um mundo ficcional é quase impossível que ele não possua alguma história. Bem, me ocorre aqui o primeiro livro da série Darkover da autora Marion Zimmer Bradley. 

É a história de pessoas cuja nave espacial cai num mundo desconhecido e que ficam presas nele. Então, esse mundo tem uma série de definições geográficas, clima, plantas e animais, mas não uma história. Fora algo parecido com isso, você terá que pensar, ao menos um pouco, na história.

O interessante dessa série de romances é que é uma construção de mundo com nova história a partir do zero. Os livros subsequentes retratam a vida dos descendentes desses “náufragos” numa sociedade que tem características feudais, mas que ainda retem um resquício de conhecimentos e antiga tecnologia que chega a ser encarada com magia.

Alguns elementos para você pensar na história de seu mundo.

Linha temporal

É interessante criar ao menos uma linha temporal com listando o maiores eventos. Quais foram as maiores guerras? Desastres naturais? Houve civilizações passadas? Essas eras foram de algum modo preservadas? Quem foram os governantes ou líderes anteriores ao atual? 

Eventos traumáticos

Pragas, guerras, doenças, enchentes, causam efeitos traumáticos na cultura. Como isso afetou a população, as leis e crenças?

Mudanças de poder

Religiões surgiram tomando o lugar de outras? Povos que foram conquistados tiveram sua cultura eliminada ou absorvida? Já aconteceram diferentes regimes de governo e de poder? Existem tensões atuais que levariam a rebeliões? O mundo está caminhando para uma mudança importante em função da história que você quer contar? Como os personagens estarão ligados a isso?

Próxima parte: WORLDBUILDING PARTE VII – MAGIA E SISTEMAS DE MAGIA