O primeiro volume reune dois contos, Origem e Morte do Homem-Café e O Retorno do Homem-Café.
Origem e Morte do Homem-Café narra a trajetória do herói mostrando a origem de seus poderes e seu caminho tortuoso na luta contra o crime comum, seu envolvimento com ajudantes como Café com Leite e Coffee Break, culminando com seu combate a uma ameaça alienígena com potencial de destruir o mundo. É um conto que satiriza o gênero de super-heróis, localizando-o no contexto brasileiro, com boas doses de ação e humor. O mais extenso da série, com porte de noveleta, cerca de 16000 palavras.
O Retorno do Homem-Café revela como foi possível ao herói vencer a morte. Mostra um pouco mais da relação do Homem-Café com os heróis da LIS, Liga internacional de superpoderosos, uma batalha contra monstros gigantes em Tóquio e seu posterior retorno ao Brasil, após treze anos tendo sido dado como morto.
Um livro divertido e crítico ao mesmo tempo
Dimas MOraes (escritor)
Eu gostei muito dessa ideia de um super-herói brasileiro. E essa sacada do autor de usar o café, nosso símbolo nacional é bem bacana. Dá uma certa tristeza no finalzinho do livro com a indagação do protagonista sobre o futuro do país, más tenho que admitir, é uma pergunta que todos nós brasileiros bem intencionados nós fazemos de tempos em tempos. Vale a leitura e a reflexão! 😀