Ao longo de anos, venho compartilhando resenhas e comentários sobre algumas de minhas leituras, em especial, livros de fantasia e ficção científica. Outro dia, percebi que já havia publicado mais de 100. Então, resolvi fazer essa lista com os meus preferidos. Vamos lá!
Meus 12 livros favoritos resenhados aqui na Multiversos
Não os ordenei por preferência, acho que não conseguiria fazer isso. A ordem é pela dada da publicação. Não é a lista de favoritos de todos os tempos, pois li livros maravilhosos como as séries Duna, Fundação, O Senhor dos Anéis, vários do Michael Moorcok, o Prism Pentad de Troy Denning e dezenas de outros antes de começar a escrever resenhas.
1) Guerra do Velho – John Scalzi
Esse livro foi uma incrível surpresa. Adorei e foi meu livro predileto de 2017. Aguardando a oportunidade para ler os próximos da série. É um ótimo romance de ficção científica e vale a pena ser lido.
2) Série A Primeira Lei – O Poder da Espada, Antes da Forca e O Duelo dos Reis – Joe Abercrombie
A série começa em O Poder da Espada, seguindo para Antes da Forca e conclui em O Duelo dos Reis. Pirei com esse autor e essa série. Mais um mundo de fantasia medieval, mas neste, tudo é mais sujo e brutal do que vemos em O Senhor dos Anéis, Crônicas de Nárnia, entre outros. Tem uma narrativa veloz, clara, violenta e espirituosa.
3) Shiroma – Matadora Ciborgue – Roberto de Sousa Causo
Nesta lista é o único título de um escritor brasileiro. Vale dizer que, talvez assim com uma grande massa de leitores, conheço muito pouco da FC nacional. Ainda tenho que me dedicar mais lendo autores brasileiros…
Meu interesse pelo livro veio do fato de já acompanhar outras obras do autor, tais como a Saga de Tajarê e o romance A Corrida do Rinoceronte.
Protagonizado por uma anti-heroína, letal assassina trans-humana, no caso, uma ciborgue, o livro é organizado numa sucessão de contos cronologicamente relacionados e que acabam dando ao conjunto da obra um aspecto de romance, mas com narrativa episódica.
4) O Aprendiz – As Aventuras do Caça-Feitiço, livro 1 – Joseph Delaney
Coloquei o primeiro livro da série na lista, mas adoro a série como um todo.
O texto promocional “não leia depois de escurecer!” combina bem com a atmosfera sombria do livro, que tem lá seus bons momentos de suspense e horror. É uma leitura rápida, prazerosa e que deixa a gente querendo mais. A série já tem mais de treze livros sendo que oito já saíram no Brasil.
5) O Arqueiro – Bernard Cornwell
Para Bernard Cornwell abri uma exceção para resenhar também livros de ficção histórica. E não poderia deixar de recomendar a leitura desse autor excelente.
Faz parte de uma série chamada Trilogia do Graal. O segundo livro é “O Andarilho” e terceiro “O Herege”. Em “O Arqueiro”, vamos conhecer Thomas em suas origens, ainda um rapaz, vivendo na vila de Hookton, na costa da Inglaterra. Thomas, mesmo contra a vontade do pai, que é um estranho padre de passado misterioso, aprende a usar o arco, desde a infância, por influência de seu avô. A vida e o destino de Thomas mudam quando Hookton é arrasada por uma incursão de piratas franceses lideradas pelo cavaleiro Guillliaume d’Evecque e a relíquia guardada por seu, a lança de São Jorge, é roubada.
6) Galápagos – Kurt Vonnegut
O estilo do autor é mesmo surpreendente. Possui uma escrita bem-humorada e numa narrativa não linear trás personagens excêntricos e situações tão esquisitas que não podem ser consideradas como algo aparte do gênero fantástico. É um escritor que brinca com o leitor. Os fragmentos narrativos vão se aglutinando até que temos, no final, uma visão do todo.
7) The Way of Kings – Brandon Sanderson
Brandon Sanderson é certamente um expoente da literatura fantástica atual. Em sua nova série, The Stormlight Archives, ocorre num novo mundo de fantástico que é revelado aos leitores gradualmente através de uma trama que envolve um conjunto de personagens sólidos e memoráveis. Especialmente após a leitura do segundo volume desta série, Words of Radiance, ficam evidentes semelhanças de alguns aspectos estruturais que se mostram na trilogia Mistborn, que saiu no Brasil pela editora Leya. Certamente as séries de Sanderson estão entre as melhores obras de fantasia que venho lendo ultimamente… Recomendo muito!
8) As Tumbas de Atuan – Ursula K. Le Guin
Este é o segundo livro da série Earthsea. É a estória da jovem Tenar, ou Arha, a reencarnação da sacerdotisa chefe culto aos “Não nomeados (Nameless Ones)”, uma religião quase esquecida. Sua tarefa de vida é ser a guardiã das Tumbas de Atuan. E para os que leram o primeiro livro da série é oportunidade de reencontrarmos o mago Ged, mais conhecido como Sparrowhawk, que figura como personagem secundário na trama. (Leia sobre A Wizard of Earthsea)
9) Matadouro 5 – Kurt Vonnegut
Primeira coisa: este livro é sensacional!
Não consegui resistir e coloquei dois livros do autor na lista.
Kurt Vonnegut Jr., americano, descendente de alemães lutou na segunda guerra mundial e foi um prisioneiro de guerra. Isto teve grande influência em seu trabalho. Como prisioneiro, testemunhou o bombardeamento de Dresden em fevereiro de 1945 que matou mais de 135 mil pessoas. Fato que foi mantido em segredo (para os americanos) por muitos anos, pois provocou mais mortes (de civis) que a bomba de Hiroshima. Este é um livro que aborda a guerra, e este episódio, de um modo deveras peculiar, misturando narrativa fictícia baseada em fatos reais com ficção científica. O título do livro vem do nome do local onde o protagonista estava preso e que lhe garante a sobrevivência ao bombardeio: Matadouro 5.
10) O Jogo do Exterminador – Orson Scott Card
Este romance de ficção científica narra a história da guerra entre a raça humana e os alienígenas insetóides apelidados de “Buggers”. Neste contexto, os estrategistas da terra criaram uma escola de combate espacial na qual treinam jovens desde seis anos de idade para atuarem, quando formados na guerra contra os alienígenas (que vai mal, obrigado!). A Frota Internacional precisa se preparar para a próxima invasão e monitora crianças em diversos pontos da terra através de implantes para determinar se possuem o perfil adequado para passar pelo duro treinamento e se converterem em soldados para defender a Terra.
11) A Casa dos Muitos Caminhos – Diana Wynne Jones
Que satisfação ler um livro como este! É o terceiro livro da série que começou com o O Castelo Animado (que foi adaptado para o cinema pelo mestre Hayao Miyazaki) seguido de O Castelo no Ar.
Neste livro conhecemos Chairman Baker, uma jovem geniosa, que adora livros e foi superprotegida pelos pais. Ela recebe a tarefa de cuidar da casa de seu tio-avô, William Norland, um mago idoso que por conta de uma doença busca tratamento fora da cidade junto aos elfos.
12) A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin
Gostei muito do livro e depois também da série da HBO. Mas quando o assunto era escrever a resenha do livro, fiquei bloqueado. Havia muito o que dizer e não sabia por onde começar. E fui adiando isto até agora que terminei de ler o segundo livro, A Fúria dos Reis. Além de tudo aquela dúvida: será que o mundo realmente precisa de mais uma resenha deste livro, que já é um best seller? Bom, pode ser que não, mas minha conclusão é que eu preciso escrevê-la para praticar e dar continuidade à linha de trabalho que estou desenvolvendo aqui no blog.
E então, gostou da lista?
Tem algum livro para recomendar? Envie seus comentários.