A Aprendiz é o segundo livro da série Trilogia do Mago Negro. A série começa em “O Clã dos Magos”.
Neste segundo livro, seguimos acompanhando Sonea em sua tortuosa jornada para se tornar uma feiticeira formada pelo Clã dos Magos de Kyralia. Vemos o primeiro ano escolar de Sonea na universidade, sendo que suas principais dificuldades estão ligadas ao preconceito, pois ela é a primeira estudante pobre, proveniente das favelas, a ingressar na instituição.
Preconceito, exclusão, solidão, medo, dificuldade de autoafirmação e bullying são temas predominantes neste segundo livro. E não apenas o preconceito é tema relacionado à trama de Sonea, vemos também isto na trama do personagem Dannyl, que torna-se embaixador do clã em um dos reinos aliados, Elyne. Neste caso, surge o tema do preconceito contra homosexuais.
Além de Sonea e Dannyl, soma-se ao elenco de protagonistas o experiente feiticeiro Lorlen, o administrador do clã e melhor amigo do misterioso e sinistro Lorde Supremo, Akkarin. Muito da trama está justamente ligado ao fato de Sonea ter descoberto, sem querer, no primeiro livro que Akkarin é praticante de magia negra, algo expressamente proibido no clã. Já o amigo de Sonea, Cery, sai de cena, fazendo apenas uma ou duas pequenas aparições. O leitor tem a oportunidade de conhecer o Lorde Supremo um pouco melhor ao longo do livro. Isto pode gerar algumas dúvidas quanto as concepções feitas previamente a seu respeito. Algo que só vamos desvendar mesmo no terceiro livro.
Sonea encontra seu rival e opositor, o estudante Regin que toma como missão pessoal encontrar uma maneira de expulsar Sonea da universidade, ou ao menos, tornar a vida dela ali infernal. O ponto central da trama lembra muito Harry Potter onde vemos um mago de “classe baixa”, mas com grande poder sendo perseguido pelo “manda-chuvas” da classe (e sua turminha), apesar de suas tentativas de não chamar a atenção.
Conhecemos mais da política e detalhes do funcionamento da magia e seu papel na sociedade neste segundo livro. Ao terminar a leitura, tive uma sensação de que a escrita da autora evoluiu e que o segundo livro é um pouco melhor que o primeiro. O livro é bem escrito e prende o leitor, em alguns trechos, mas algumas partes são um pouco maçantes. É uma evolução feliz para a série. Esperamos comentar sobre o desfecho aqui em breve. Boa leitura! Link para comprar.
Deixe um comentário