Valente conta a história de um tímido jovem à procura do amor de sua vida. Mas esta não é a típica história de amor que se vê nos filmes, seriados e novelas. Mais próxima da realidade, ela mostra como os diferentes parceiros que encontramos pelo caminho e todas as experiências que passamos ao lado deles influenciam em quem somos e em quem vamos nos tornar. Sucessos e fracassos, alegrias e decepções, Valente é sobre as garotas que encontramos em nossas vidas antes de encontrarmos A garota de nossas vidas. Totalmente criado, escrito e desenhado por Vitor Cafaggi, autor de Laços, a graphic novel estrelada pela Turma da Mônica e publicada pela Panini.
Eu não conhecia o autor e nem o título, mas me interessei depois de ver uma palestra do Vitor Cafaggi num recente evento de quadrinhos sediado em BH.
Encontrei um box com os seis volumes a um bom preço na loja da Panini e após a conclusão da leitura do primeiro livro, tenho certeza que foi uma boa compra.
A sinopse acima é muito boa e já diz o que você vai encontrar nessa HQ. Além disso, o que posso acrescentar?
Parte visual
O traço de Cafaggi é muito expressivo. Ele consegue dar vida e transmitir emoção a seus personagens, além de comunicar diversas sutilezas aproveitando-se bem da linguagem própria dos quadrinhos. Aliás, o autor se apropria do formato de tiras duplas para criar uma narrativa episódica de cada página, ao mesmo tempo que vai construindo um arco narrativo maior no conjunto das páginas.
Narrativa
O roteiro e a parte visual se fundem para construir a narrativa da obra. O autor domina a escrita de diálogos dramáticos com toques de humor. A psicologia do protagonista é explorada em torno de suas emoções, mas também, com alguns toques de sacadas filosóficas existenciais. Sua habilidade narrativa torna fácil para o leitor se identificar com as situações, emoções e reflexões dos personagens.
Valente Para Sempre conta uma história situada na adolescência, uma fase recheada de descobertas e experiências sobre o mundo e relacionamentos. As situações não são necessariamente atadas a vivências da fase escolar, podem muito bem acontecer em outros momentos da vida de qualquer pessoa, tendo assim, um aspecto que possibilita identificação universal. Uma ótima leitura!
Autor: Vitor Cafaggi | Editora: Panini | Páginas: 97 | Ano: 2018
Deixe um comentário