Os Óculos Indesejados de Ilya Gregorvich foi um dos vencedores do prêmio Wattys 2019 na categoria ficção científica.
Bem, é justo dizer que esse livro mistura gêneros. Ele está mais para fantasia do que para ficção científica, mas, nas continuações, um pouco do que o faz ficção científica ficará em evidência.
Uma premissa que busco explorar nessa série é: se a magia fosse um fenômeno real, como seria o entendimento científico a respeito dela? Essa discussão em si não é o foco das histórias, mas está presente em minhas ideias a respeito do mundo criado.
Aproveitando esse momento feliz da premiação, vou falar um pouco sobre isso de uma maneira mais explícita e contar um segredinho deste universo. Muitos anos antes dos eventos descritos nesse livro, os Wlegdars conquistaram esse mundo e chegaram nele, não através de portais, ou “magia”, mas sim, através de naves espaciais. Eles são um povo avançado que dominou a tecnologia de um modo muito avançado descobrindo alguma propriedades da matéria que não existem, ou mesmo, não são observáveis em nosso mundo. Ainda assim, esse domínio dessa física alternativa é o que proporciona a eles a realização de magia.
Enfim, a magia, em seu princípio, tem um paradigma científico por trás. Analogamente, se levássemos telefones celulares, telecomunicações, aviões e outras invenções da nossa época para a grécia antiga, não seriam vistos como algum tipo de magia?
Enfim, deixando essa discussão de lado. Só tenho mesmo a agradecer a todos os leitores pelos comentários e incentivos ao meu trabalho! Estou muito feliz com essa premiação e ela certamente servirá de incentivo para eu escrever os próximos livros dessa série.
Sinopse
Ilya Gregorvich tem uma mente brilhante para matemática, pulou o ensino médio e foi convidado a ingressar na universidade. Sofre, em segredo, por ter uma doença terminal. Tudo que ele queria, antes de morrer, era voltar a se aproximar de sua amiga do colegial, Marya, por quem ainda é apaixonado.
Mas, tudo vira ao avesso quando encontra um par de óculos mágicos. Algum segredo contido nos óculos leva o governo e o crime organizado a persegui-lo. Encrencado, recorre à ajuda de seu único amigo, Halle Bremmen, um “eterno” estudante repetente do curso de arqueologia. Agora, precisarão lutar para salvar suas vidas e desvendar uma conspiração governamental.
Conheça Delora, um mundo de mágico diferente do que você já viu: que sofreu uma colonização por magia, expulsou terríveis invasores, industrializou a magia, habitado por estranhas criaturas e que possui muitos mistérios a desvendar.
Comentário dos leitores
RoZaneMartha:
A primeira parte foi excelente! Sua escrita é perfeita, assim como a criação dos cenários e dos personagens! Muitos parabéns!
Donatella1212:
Carlos, muitos parabéns pelo talento e pela imaginação. Suas histórias são ótimas!
Deixe um comentário